terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Free James Brown so he can run me down!

Como é que esta merda me veio parar? É curioso, na realidade comprei a um tipo português no Discogs  um CD do Maurice Louca (em breve deverei escrever sobre ele) e no envelope vinha esta colectânea de Northern Soul pela Sony em 2007. "Fixe!" pensei eu, porque não é todos os dias que um gajo recebe prendas embora nessa semana um restaurante "fast-food" deu-me 10 euros a mais de troco e aconteceu-me mais uma borla porreira noutra situação que não me lembra... e "fixe!" porque pensava que poderia gostar disto já que curto Motowns e afins. Mas falar de Motown na Northern é um grande "no no!", quem gosta deste tipo de som rejeita Motown porque esta era muito "comercial".
O termo apareceu numa forma de fixar nas lojas de discos ingleses um tipo de "Black Music" que já não era contemporânea (dos finais dos anos 60) para uma classe operária britânica que nada queria saber das evoluções do Soul para o Funk. Toda esta subcultura foi sustentada na ideia da raridade do disco de Soul que ninguém queria e mesmo a raridade desses discos era falsificada porque assim que algum tipo colocava as mãos num disco desconhecido ia reproduzi-lo com cópias piratas. O valor da música era e é puramente fetichista porque não é a qualidade da música que vale mas sim pela descoberta de single 7" esquecido e sem sucesso. Com isso toda a História do Northern Soul é uma salganhada de pretensões e reanimações forçadas, que Simon Reynold no Retromania ao explicar estes tristes escreveu e simplificou bem este movimento, para ele a Northern Soul is pop history rewritten by losers. E é verdade, a música é bimba suficiente, o som é cru e xunga, uma verdadeira segunda divisão que não morreu porque, meu querido Allah, bimbos no Ocidente é o que não falta...  Quem quiser comprar este disco que me avise, não terei saudades desta palhaçada!

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