quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Maria Isabel Mendes de Almeida e José Machado Pais [org.] : "Criatividade, juventude e novos horizontes profissionais" (Zahar; 2012)



Coincidências servem para romances do Paul Auster e "posts" catitas... como este! Enquanto eu publiquei o Mesinha de Cabeceira #24 onde está uma BD onde aparece o sociólogo José Machado Pais, ele lança este livro, Criatividade (...), no Brasil, pela editora Zahar, onde... eu apareço!


JM Pais no MdC #24

Criatividade (...) colecciona uma série de estudos feitos em Portugal e no Brasil sobre novas formas de criação e trabalho.  Algumas são historicamente ligadas a vários tipos de marginalidade como a tatuagem (símbolo de excelência dos rufiões e da prisão), o Hip Hop (na sua origem de cultura de rua) e a BD (uma arte não reconhecida como Arte seja pelo público seja a nível institucional) - é nesta última onde entro, claro está, com algumas vinhetas da BD "Die Fliege II" publicada no Noitadas, Deprês & Bubas  (Chili Com Carne; 2008). 
Os estudos aqui publicados mostram como estas sub-culturas vieram à tona através do advento da Internet e outros media, que as tecnologias digitais modificaram os modos de vida do século XXI ao ponto de que se fala em geração "slash" - o tipo que é médico/DJ/poeta, por exemplo -, que a criatividade e os meios de profissionalização se complementam, sobretudo numa base autodidacta (ainda há poucos anos não havia cursos universitários de BD, por exemplo) como se encontram soluções e cooperações através de contágios em áreas diferentes. É um testemunho de uma geração que abandonou o romantismo do génio criador e solitário, que é capaz de ser nómada, "oblíqua" e "modal" - e asséptico, plástico e chato, acrescento eu...
Outro ponto interessante do livro é que apesar de haver um oceano a separar os dois países onde foram recolhidos depoimentos e foram feitos os estudos, a verdade é que os discursos e modus operandi dos criativos são iguais, sem diferenças ou características nacionais como a Aldeia Global gosta! Preocupante?

Sem comentários: