terça-feira, 15 de novembro de 2011

Porcalhota (3/3)


Mas as verdadeiras pérolas adquiridas na minha visita à Amadora não foram adquiridas na Carbono Amadora mas sim numa loja Cash Converter!!! Pelos vistos Lisboa é luxuosa demais para este tipo de negócio existir na capital mas num subúrbio de características pobres como o da Amadora ele é enorme - que lojão! E aconselha-se a visita para quem gosta de música africana, música essa que como sabem é escamoteada pela sociedade racista portuguesa, uma vez que a comunidade africana existe em peso naquele concelho e deve frequentar a loja para despachar CDs.
A 2 euros cada CD consegui levar sons de São Tomé e Príncipe (título do CD) por Izék Costa (Ovação, 2006), Guiné Bissau por João Rodolfo em Nha Terra (Sons D'África; 2006?) e Cabo Verde com a colectânea (?) Cabo Love / Ramed D'Amor (Islands; 1997)... CDs e músicos que não fogem ao "template" do Afropop do sintetizador para dança roça-roça. Não conseguem ultrapassar os monstros Tubarões, Bonga ou FerroGaita mas para alguém como eu que começou a ter nojo do Pop/Rock-mongoloid-Pop-Will-Eat-Itself em geral, é um bálsamo ouvir isto... Também falta a secção de metais para a coisa ser mais quente e rica. São trabalhos baratos, pensando melhor sobre o que se ouve. O mais interessante deste lote poderá ser o Rodolfo que lhe dá em ritmos afro-latinos embora a vertente "sexy" vai todo pró Cabo Love que rebola tanto que já se sabe que vai acabar em Q+A (Queca + Amor) - quantas bandinhas de brancolas do Electro têm poder Q+A? Quase nenhuma!
De resto informação na 'net sobre os músicos é impossível, como sempre, embora as capas dos discos foram bastantes fáceis de encontrar. Entretanto encontrei isto que significa o fim de uma Era na música africana: