terça-feira, 14 de junho de 2011

Rui Eduardo Paes: "Cyber-Parker" (Hugin; 1999)

É sempre um prazer conseguir arranjar mais um livro do REP! Quem não sabe porquê que leia isto. Desta vez apanhei no stand da Letra Livre na paradoxal Feira do Livro de Lisboa.
Este é o terceiro livro de recolhas ensaístas, entrevistas e resenhas críticas de REP. Mais um híbrido (assumido logo no ínicio do livro) que será apanágio nos títulos futuros do autor, em que temos um ensaio sobre morte e desejo na Música (muito interessante!), um abordagem à Música espanhola - mas que só se fica por dois nomes: Fátima Miranda e Victor Nubla -, outro ensaio sobre Live-Electronics, um artigo sobre música com o advento da Internet e uma listagem crítca de discos de projectos portugueses.
A fragmentação dos temas e dos esquemas literários (só acho a carta de Sei Miguel dispensável) de longe tiram o interesse do livro como um todo. Os ensaios são importantes de ler para qualquer pessoa que se interesse por Arte ou Cultura, as "listagens portuguesas" acabam por compilar informação sobre um tipo de música que será difícil acompanhar quanto mais documentá-la e fazer dela História. O que o REP merecia era um reedição destes seus 5 livros mas desta vez com uma separação de águas, reestruturação dos artigos por temas ou por tipos de escrita para se chegar a uma coerência formal para cada livro. E já agora numa reedição seria bom arranjar capas menos podres... Quem é que vai querer fazer isso?

Sem comentários: