segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Suomi Singles (2)

Ainda há pouco tempo falava que a Onião Faz a força já os finlandeses sabiam disso há bués!!! Seis editoras que editavam estes singles distribuiam entre eles as suas edições na melhor marketing colaborativo possível.
Kuusi Plentä Kustantajaa (essa "joint-venture") é representado num logotipo com seis figuras humanas, e cada vez que aparece na capa de um disco é colocado um número no centro da figura para identicar qual é a editora naquele grupo. Pelos vistos a Verdura era o número 5 e era mais dada ao psicadelismo pelo que percebi pelo catálogo e ouvindo o Tirez sur le musicien (2001) de Hinageshi Bondage, um noiser finlandês que desenvolve neste single um drone e um ambiente opressor pós-industrial, dividido em duas partes (os dois lados do disco).


EP's de vinis de 7" com montes de faixas não é coisa impossível sobretudo se forem com bandas Grindcore mas não é o que acontece com Shit Hits Volyme One (E Records; 1996) em que encontramos 7 bandas mas só uma ou duas é do Grind: Autumnfire, Irstas, Fuckathon, Obfuscation (primeira banda de um dos gajos dos Circle), Plan E, Belial e Anonymus. De resto, há Grunge, Crust e música psicadélica semi-experimental movida a sintetizadores como os finlandeses gostam. Em poucos minutos entramos em vários mundos mal-gravados - muitas das faixas eram de demo-tapes, e naqueles dias não havia os genocídios de erros via pro-tools e PC's. Soa a quente mesmo vinda das fiordes.

(pois, a capa não é esta mas como isto já é velhinho não há muitos registos na 'net para sacar; e o disco tem mesmo "volyme" escrito e não "volume"...)

Resta dizer que o tal "marketing participativo" funcionava tanto que passado quase 15 anos, arranjei estes belos discos, que ainda poderão ser pedidos - posso servir de intermediário sem problemas!

Sem comentários: