terça-feira, 27 de abril de 2010

Alan Moore (ed.): Dodgem Logic #1 (Knockabout; Feb'10)

Um fanzine do Sr. Alan Moore? Moore o argumentista de bd que segundo se diz, Deus deu a ele 90% da inteligência da humanidade e espalhou os outros 10% ao resto da população? O homem que tem reinventado à paisana a cultura popular? Que excelente notícia quando apareceu anunciado aqui e ali pela 'net fora.
Ao que parece o título é o projecto era um desejo que o Moore não conseguiu fazer em 1975 quando tinha os seus 20 e tal anos. Hoje com 56 anos e senhor de família, cumpriu o sonho juvenil criando um projecto híbrido e "lobal" ("local" + "global") que se centra em Northampton (terra de Moore) mas com abertura para o mundo.
Têm artigos de vários assuntos (imprensa alternativa desde o séc. XIII, o falhanço do feminismo, como viver sem comprar nada), bd's infográficas de como plantar um jardim sem ordens municipais, receitas de culinária (que os ingleses bem precisam!), um "retro-scene-report" da música da cidade (acompanhada por um CD, Nation of Saints) e alguns psicadelismos fazem a edição num estado de caos gráfico e de qualidade variável dos trabalhos. Poderá ser enervante porque se esperava algo mais "pesado" vindo do quem vêm mas há uma "desculpa", ou melhor, uma linha editorial que justifica tudo: «colidindo ideias para ver o que acontece».
Ainda assim, não se chega nem à literatura "light" nem tanto ao experimentalismo, fica-se num limbo - e como tal sem piada ou convicente. Talvez num segundo número a coisa siga outro rumo, depois da "colisão".
O CD que acompanha a revista falta-lhe informação par situar as bandas, a maior parte delas desconhecidas e não editada - as excepções para Moore com os Retro Spankers (as ligações de Moore com a música são conhecidas q.b.) e uma do David J (Bauhaus e Love & Rockets). Do Country ao Hip Hop, do Post-Punk ao Jazz Rock, são registados 50 anos (!) de história da cidade de Northampton mas pouco se ficou a saber quem são, quando foi gravado, etc... outra colisão ao lado!

Sem comentários: