quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cardigans II

Mais um regresso da Suécia - eu nem queria ir, juro! - mas teve de ser, enfim... Bom umas rondas pelas discotecas, outra vez pela Repulsive - onde o dono disse-me, Estocolmo é bom para comprar discos mas não para ver concertos... pois, uma cidade de pedantes, sem dúvida!

Mas antes trouxe para a CHILI, a segunda edição de Fucking mess (Lystring; 2009) dos Brainbombs. Trata-se de um LP em vinil desta banda sueca que desde 1985 andam a impestar o mundo do Rock com as suas guitarras abrasivas, ritmos pesados e feedback activo. Podem ser postos em comparações directas com Stooges ou Alice Donut – por várias razões, até pelo uso de metais nas composições - com a vantagem das letras terem títulos porreiros como It’s a fucking mess, Stinking Cocks, Turn to shit,… Percebe-se porque o Mike Diana gosta deles!!!

As compras na Repulsive são sempre boas na segunda mão por duas razões, uma boa variedade de títulos e porque os suecos não tenho aderido ao Euro mantem preços baixos - um euro não são 100 euros mas ninguém repara isso quando paga um café em Portugal! E trago sempre coisas que os metálicos desprezam como CD's de Industrial, desta vez foi Cleanse Fold and Manipulate (Nettwerk; 1987) dos Deuses Skinny Puppy - eu sei que é foleiro escrever Deuses mas estes tipos do Canadá são mesmo bons quer queiram quer não. Pioneiros do Electro-industrial ou do Rock Industrial são uma máquina de dança e de "leftismo" tal é a inesperada informação que injectam em músicas aparetemente óbvias. Ando pouco a pouco a recolher todos os discos desta banda, afinal se alguma vez poder ser mais um velho nostálgico como muita gente anda por aí parada no tempo então é por aqui que serei tal coisa...

Bom, apesar de não haver concertos procurei por um state-of-the-art do Metal, e aconselharam-me Maranatha (Norma Evangelium Diaboli; 2009) dos Funeral Mist - que são suecos - Black Metal blasfemo, claro, rápido, claro, com partes lentas, claro, mas o que é porreiro nas partes lentas é que o vocalista (que desde 2004 também é dos Marduk!) parece que se está a vomitar todo - o que não é mau. 
Há partes calmas que entram em ligeiros psicadelismos mas o "template" em média é Black Metal sem que fiquemos pasmados. Bom para desenjoar...

Sem comentários: