segunda-feira, 21 de abril de 2008

Statik Sodré

O que tem em com a editora (escocesa? dos anos 80) Static e o Cais do Sodré?
Pouco ou nada, a não ser no Mercado da Ribeira se situar uma loja de livros - daquelas do tipo "mercado do livro"- que por acaso também vende CD's e vinil. Claro que os discos também reflectem a condição dos livros, ou seja, o que não se vendeu ou o que falhou no mercado está lá. De acrescentar a atitude "Moviflor" da loja, que à entrada do Mercado (a loja fica no primeiro andar) têm sempre um cartaz a anunciar "saldos até dia dd/mm".
Entre montes de trampa Pop nojenta, pode-se encontrar algumas coisas interessantes depois de sujar muito os dedos. Curiosamente quase todas as aquisições feitas tinham a chancela Statik - excepção para Carlos Santos e Chico Paraíso.
Ah! Antes de avançar, factor importante: os LP's custam 1€ e os singles 0,5€, e estão em excelente estado!!! E começo pelo melhor, New Race e o LP The First and the Last (1983*) que reúne (e foi isso que motivou a compra) membros dos MC5 (Dennis Thompson - bateria), Ron Asheton (Stooges - guitarra) e três membros dos australianos Radiobirdman. Um grupo que apenas andou em digressão pela Austrália em 1981 acabando apenas por gravar este álbum ao vivo - não contando com os bootlegs dessa digressão - e onde se sente que as características míticas das três bandas a que os músicos perteceram. É uma amálgama roqueira convicente, com o "power" da experiência dos nomes envolvidos fazendo do disco um bom disco de Rock, não de referência mas bom.

*as edições indicam que tiveram edição portuguesa pela MVM, o que significa que as datas impressas nas capas dos discos possam ser da edição portuguesa ou europeia, por exemplo, neste disco a edição original norte-americana (com outra capa) data de 1982. É de adivinhar que a MVM devia ter um armazém cheio disto?

Soul Force (1982) dos The Dance é puro vintage New Wave/Post Punk/No Wave [riscar a denominação que não conhecer]. Capa a lembrar uma tela serigrafada do Andy Warhol, voz e som chupado aos B-52's e Blondie que até em algumas faixas até podiam ser músicas desconhecidas dos citados. Aliás, a careira da banda situa-se entre 1979 e 1983 para quem achar que estou a ser mauzinho.
Este é o segundo álbum da banda onde se destaca uma interessante versão de Stevie Wonder, Do Yourself A Favor, no meio de outros temas Pop dos anos 80 que infelizmente nunca passam nas festas dos anos 80 - mesmo com a recente reedição deste disco em CD e de alguns temas nas famosas compilações da Soul Jazz, é isso mesmo meus caros ciber-leitores: Cool NY soundz!
E como bons americanos que são, eis o que apanhei sobre a vocalista: «Eugenie left her musical career behind to birth a baby. She moved in with her parents, and in the early 90's launched an astrology website. As this was the beginning of the dot-com boom, she quickly became a millionaire and now, as far as I can tell, is living comfortably.» O mundo Pop é uma beleza...

Os singles, dois e comprei-os pelas capas ilustradas: um deles é fixe, é o dos Dynamic Hepnotics é Hepnobeat (1981), um Exotica-Pop-Fake-Mambo de engraçadinhos habituados a conviverem com cangurus, a capa é de um tal Dirf Reeze a lembrar algum imaginário Juciferiano (hehehe); o outro é assim-assim, do ex-punk gay Tom Robison, Now Martin's Gone (Panik / Statik; 1982) é synth-pop a lembrar New Order ou os O.M.D., a capa é de Martin Lambert - num estilo europeu continental, quase a roçar à "linha clara" mas surreal - raios, vejam a capa mais abaixo e digam se não dá logo vontade de levar tão belo 7"?
Investigações na 'net sobre estes ilustradores deram em nada, o que é uma pena...

Na próxima visita à loja vai ser para pilhar LP's de Heavy Metal manhoso (anos 80) da editora belga Mausoleum que também por lá anda ao pontapé... pelo menos as capas de aerógrafo e as fotografias das bandas em spandex vermelho, tudo mucho white trash prometem pelo menos, sim pelo menos, uma grande risota!

Desejem-me sorte!

Sem comentários: